9.3.08

O Cinema Fantástico

Parte 3:
Spielberg & George Lucas



Os anos 70 estavam com tudo, novos cineastas estavam ganhando atenção, como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian de Palma, e esse período é considerado por muitos o mais importante do cinema norte-americano depois do fim da "Era dos Estúdios". Também foi a época que surgiu outro jovem cineasta chamado Steven Spielberg, que em 1971 havia feito uma pequena jóia: ENCURRALADO, em que um motorista é aterrorizado por um caminhoneiro em uma emocionante perseguição, e que em 1975 iniciou a era dos filmes de verão, os grandes blockbusters, com TUBARÃO.

TUBARÃO era um filme relativamente simples, com a fera que aterrorizava inocentes banhistas, e isso deixou muita gente sem entrar na água naquele verão. A imaginação de Spielberg fez do filme um sucesso, aonde o monstro quase não aparecia, era, na verdade apenas sugerido pelos movimentos de câmera e pela trilha sonora de John Willians. Teve 4 indicações: Filme, Trilha Musical, Edição e Som e levou apenas os três prêmios técnicos. O tubarão de borracha não foi bom o suficiente para derrotasr Jack Nicholson e seus colegas de sanatório em UM ESTRANHO NO NINHO.

Em 1976, Sissy Spacek e Piper Laurie foram indicadas por seus trabalhos como coadjuvantes em CARRIE: A ESTRANHA, cult clássico de Brian de Palma adaptado de um conto de Stephen King. Nenhuma das duas ganhou.

Em 1977, estreiou um filme conhecido até então como STAR WARS, obra de outro jovem diretor, George Lucas. O filme trazia algo diferente, era uma grande aventura recheada de personagens exóticos e incrivelmente carismáticos, situados em um universo bem rico, repleto de intrigas shakespearianas. Seus efeitos especiais também eram revolucionários e com certeza tiveram grande influência sobre o público que lotou os cinemas. Recebeu 10 indicações, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Original e Ator Coadjuvante, e somente nessas 4 categorias não venceu. O poderoso Darth Vader foi vencido por Woody Allen e seu NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA.

Na mesma cerimônia em que STAR WARS concorreu, aquele mesmo Spielberg, também teve um filme concorrendo ao OSCAR, oito para ser mais exato. Era CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU, e teve um destino mais triste, só levando Fotografia. Coisas interessantes ainda aconteciam fora do OSCAR. O diretor John Carpenter criou, com o filme HALLOWEEN, o assassino Michael Myers, e uma legião de serial killers imitadores ficaram à solta ao mesmo tempo em que outro realizador, Richard Donner, mostrava que um homem podia voar em SUPERMAN.

Um comentário:

Gustavo H.R. disse...

Impossível citar o cinemão dos anos 70 sem tocar no nome desses dois. Ainda que restem controvérsias quanto à herança maldita ou bendita dessa trupe.
Quanto ao Oscar, é de se notar que a recepção parecia ser menos difícil, imagine um filme como CONTATOS sendo indicado hoje em dia - e ainda há obras-primas do cinema de fi-ci e fantasia, por mais que digam o contrário.

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru