Parte 4:
A Saga de Indiana Jones
Seguiu-se uma onda de filmes espaciais influenciada pelo sucesso de STAR WARS, vimos Ridley Scott criar o terror em ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO (1979), onde, "no espaço ninguém ouvirá seu grito"; Robert Wise guiando a primeira aventura da Enterprise no cinema em JORNADA NAS ESTRELAS e até mesmo o agente britânico 007 se aventurar na gravidade zero em 007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE.
Logo no ínicio da década de 80, George Lucas nos deu a continuação de Guerra nas Estrelas em O IMPÉRIO CONTRA-ATACA. O filme é considerado até hoje o melhor da série pela imensa legião de fãs. Concorreu a 3 OSCARs, levando apenas um (Som). Na mesma época Lucas e Spielberg se juntaram e acabaram contando uma das maiores aventuras da história do cinema, OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA em 1981. Spielberg fez do arqueólogo uma referência de aventura, um herói meio desajeitado e impulsivo, sempre perseguido por vilões marcantes e solto em meio a situações inusitadas geralmente envolvendo misticismo. Concorreu a 8 prêmios, mas novamente esnobaram Spielberg e o filme venceu 4 OSCARs técnicos. Indy não pareceu ter fôlego para encarar os atletas olímpicos de CARRUAGENS DE FOGO.
ET, O EXTRATERRESTRE conquistou multidões em 1982 e se tornou recordista absoluto de bilheteria por muitos anos. Foi indicado a 9 OSCARs e levou 4, novamente só o técnicos. Na mesma ocasião, o filme cult por excelência BLADE RUNNER, TRON - UMA ODISSÉIA ELETRÔNICA e POLTERGEIST concorreram a prêmios técnicos. E não ganharam. Preconceito? Sei...
Em 1983, George Lucas lançou seu terceiro capítulo de STAR WARS: O RETORNO DE JEDI. Suas qualidades técnicas foram reconhecidas com 4 indicações na mesma época em que Wes Craven criava um novo grande ícone do terror, o deformado Freddy Krueger e Joe Dante infestava uma cidadezinha com um exercito de GREMILINS e o assassino Jason encontrava sua primeira morte em SEXTA-FEIRA 13 PT.IV
A época estava ótima para filmes de fantasia, como se pode perceber, surgiram O FEITIÇO DE ÁQUILA, sobre o amor amaldiçoado de um casal, O ENIGMA DA PIRÂMIDE, sobre as aventuras de um jovem Sherlock Holmes, COCCON, sobre a amizade entre velhinhos e alienígenas e também DE VOLTA PARA O FUTURO que foi indicado em 4 categorias, mas não levou nenhum troféu. Não está se tornando cansativo? Mas estamos tentando provar o preconceito de forma indiscutível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário