18.11.07

Dossiê OSCAR 2008: O Segundo Pelotão

Com duas vagas preenchidas na categoria de Melhor Filme (DESEJO E REPARAÇÃO e ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ), um segundo pelotão se formou para as vagas restantes. Disputa embolada: 4 filmes...3 vagas. Estão no páreo JOGOS DO PODER (63%), INTO THE WILD (63%), JUNO (61%) e O GANGSTER (57%). Dois novatos e dois experientes...


Exalando boa forma, o veterano Mike Nichols deve receber sua sexta indicação como diretor por JOGOS DO PODER (CHARLIE WILSON´S WAR). Seu filme é o atual 3º colocado na categoria principal e deve receber também uma indicação para coadjuvante com Philip S. Hoffman (que têm uma tripla oportunidade de concorrer esse ano com ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO e THE SAVAGES, além é claro, de JOGOS DO PODER). Fechando uma quarta indicação com Roteiro Adaptado, a polêmica história do envolvimento do congressista texano Charlie Wilson com a CIA pode render mais alguma indicação para o excelente elenco: Tom Hanks, Julia Roberts e Amy Adams. Mas a especulação em torno do filme ainda é pequena e incerta. Ninguém ainda teve acesso ao filme e o fantasma da decepção é uma ameaça.


Tecnicamente empatado com a fita de Nichols, a história existencialista de Sean Penn briga pela vaga de filme independente. Liderado por um inspirado Emile Hirsch, o filme está cotado como melhor filme (63%), diretor (48%) e ator coadjuvante com Hal Holbrook (69%). É pouco. Infelizmente é muito pouco para INTO THE WILD almejar o prêmio principal. Estatisticamente, é até inviável...Emile Hirsch está no terceiro pelotão entre os atores e o roteiro disputa uma vaga na categoria mais disputada nos últimos anos. A vasta paisagem e a fotografia contemplativa pode até emplacar uma indicação, mas também tem fortes concorrentes. Enfim, o filme de Sean Penn precisa emplacar na temporada de prêmios para não morrer na praia.


E por outro lado, JUNO surge meteoricamente no gosto popular. Uma história bem contada. Um promissor diretor de atores (que já foi esnobado por OBRIGADO POR FUMAR) e uma estrela (Ellen Page) são os ingredientes ideais para um novo "miss sunshine". Ellen Page surge como uma perigosa adversária para o Oscar de Marion Cotillard. E o filme fecha também a liderança em Roteiro Original. 3 Indicações. Também é pouco, mas ao contrário de INTO THE WILD, JUNO é favorito em duas categorias, o que lhe favorece e muito.


Por fim, temos O GANGSTER (AMERICAN GANGSTER). Cotado para Melhor Filme, Diretor, Ator, Edição e Som. Nada mal...A não ser o fato de ser um filme de Ridley Scott. A Academia não gosta dele e geralmente evita indica-lo. Não concedeu seu Oscar com GLADIADOR e tão pouco considerou FALCÃO NEGRO EM PERIGO como deveria. Enfim, há uma certa antipatia. Por outro lado, a dupla Denzel Washington/Russel Crowe pode quebrar a antipatia pelo diretor e alçar o filme como principal surpresa das indicações.

Um comentário:

Gustavo H.R. disse...

Será que O GÂNGSTER vai ser indicado pelas principais premiações precursoras?
Talvez o sucesso de bilheteria e as boas críticas não sejam suficientes, podendo parecer apenas "mais um" filme de gângster...

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru