18.11.07

Dossiê OSCAR 2008: Runners Up

Uma linha tênue vêm se confirmando nas últimas edições do OSCAR. Cada vez mais, há uma cisão entre os "filmes de Arte" e os "filmes de técnica". Não existe mais grandes favoritos com 14, 12, 10 indicações. O que se vê; São filmes, na maioria produções independentes ou projetos pessoais, citados entre os filmes do ano e algumas categorias de interpretação, roteiro e edição, onde se situa o "calcanhar criativo" de toda película, enquanto grandes apostas ficam segregadas nas categorias técnicas.

A grande confirmação dessa tendência veio ano passado com DREAMGIRLS, recordista absoluto de indicações e esnobado nas categorias principais (lê-se filme, diretor e roteiro). Esse ano, tirando DESEJO E REPARAÇÃO (que numa projeção otimista deve ser citado em 10 categorias), os demais não devem passar de 5 indicações.

É como se a Academia tentasse considerar a maior quantidade possível de filmes, tentando ser o mais justo possível. Um caso evidente, seria citar os 3 Oscars técnicos de LABIRINTO DO FAUNO enquanto perdia o prêmio de Filme Estrangeiro para A VIDA DOS OUTROS, que por sinal merecia um de Roteiro Original. No fim são prêmios de consolação. Mentalidade da Academia.

Digo isso, porque grandes filmes do ano estão renegados à condição de runners up, lutando por farelos nas categorias técnicas e, talvez, num arroubo surpreendente, uma vaga ao filme do ano.


SWEENEY TODD é uma icógnita. Mas partindo-se do pressuposto que é um filme de Tim Burton, numa história que exala toda a ironia e humor negro do universo "burtoniano", temos a promessa de um bom filme. Não existe cinéfilo, crítico ou público que não se encante com seus filmes. A expectativa desse musical do barbeiro demoníaco é gigantesca, mas o filme é citado apenas como 10º colocado na disputa de Melhor Filme. Tim Burton é o 9º na categoria de diretor. O roteiro também é 9º. No entanto, tecnicamente, SWEENEY TODD deve ser citado como Melhor Ator, Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Edição, Maquiagem e Som. 7 indicações...mas não o suficiente para ser o melhor filme!


Na mesma situação estão THERE WILL BE BLOOD (Melhor Diretor, Ator, Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Fotografia), mas nada de melhor filme...


Pior está o maravilhoso O CAÇADOR DE PIPAS, renegado à Roteiro Adaptado e Trilha Musical. Curioso, que apesar de 8 filmes estarem embolados na categoria de Roteiro, o filme de Marc Foster têm indicação garantida...E o que dizer de CONDUTA DE RISCO, citado em atriz coadjuvante, ator coadjuvante e roteiro original, mas apenas em 9º na corrida de melhor filme?

Justiça? Ano forte? Muito filme bom? Ninguém sabe...

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru