18.11.07

Dossiê OSCAR 2008: Volúpia e Violência

Faltando 35 semanas para a 80ª Edição do Academy Awards, dois filmes aparentemente dispontam como principais favoritos: DESEJO E REPARAÇÃO (ATONEMENT) e ONDE OS FRACOS NÂO TÊM VEZ (NO COUNTRY FOR OLD MEN).


O drama épico de Joe Wright sai na frente: Com um modesto IMDB Rating que lhe situa na 92º posição entre os TOP100 de todos os tempos, a história de culpa e expiação têm 100% de chances de ser indicada na categoria principal, segundo os principais sites de prognósticos. A saga dos irmãos Coen mantém uma probabilidade de 97%.

Têm mais: DESEJO E REPARAÇÃO têm chances de conquistar os 5 principais prêmios e se juntar no seleto grupo composto por ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934) e O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991). Joe Wright têm 88% de chances de ser indicado e é o principal favorito na categoria. James McAvoy, depois de ser esnobado por O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA, têm 87% de chances numa indicação de melhor ator e surge como principal alternativa àqueles que acham que Daniel Day-Lewis (THERE WILL BE BLOOD) já ganhou demais (Ele recebeu a estatueta em 1989 com MEU PÉ ESQUERDO e disputou o OSCAR em 1993 com EM NOME DO PAI e 2002 com GANGUES DE NOVA IORQUE). Keira Knightley deve repetir a indicação do ano passado. Embora não tenha uma interpretação extraordinária, mantém 75% de chances. Mesma probabilidade têm o roteiro adaptado do best-seller de Ian McEwan. Além disso, as três atrizes que interpretaram Briony, disputam uma vaga como coadjuvante: Saoirse Ronan (85%), Vanessa Redgrave (28%) e Romola Garai (16%). Soma-se a isso, a possibilidade de indicação também em Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Edição e Trilha Musical (No qual, Dário Marianelli mistura piano com a percurssão de uma máquina de escrever, criando uma das trilhas mais criativas e originais dos últimos tempos) e temos um favorito instantâneo com cerca de 10 indicações.


Por outro lado, na trilha do "desejo", surge a melhor oportunidade de finalmente premiar o trabalho dos irmãos Coen. A extraordinária saga de Anton Chigurh (Javier Barden) repercute desde o Festival de Cannes. Com o Oscar de Ator Coadjuvante garantido, esse filme de "gato e rato" rivaliza com ATONEMENT nas principais categorias do ano com Filme, Diretor (81%) e Roteiro Adaptado (81%), além de Fotografia e Edição.

Quem surpreende também, é Kelly MacDonald, que disputa uma vaga entre as coadjuvantes com, veja só, Vanessa Redgrave!

Curioso também, que entre os principais aspirantes a Melhor Filme do ano, somente esses dois filmes estão cotados na categoria de montagem (Onde, alías, são favorítos). Isso realmente demonstra que o OSCAR 2008 vai para um dos dois. Afinal, é tradição o melhor filme levar de "brinde" o Oscar de Edição.

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru