20.2.08
Mundo Oscar 2008 | Fotografia
A dupla indicação do fotógrafo Roger Deakins sugere para onde a escolha dos votantes da Academia pode apontar. Responsável pelo trabalho em O ASSASSINATO DE JASSIE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD e por ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, Deakins tem sido saudado pela crítica especializada como um dos melhores fotógrafos da temporada.
São dois filmes distintos, de atmosfera western, mas muito bem executados. Em ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, a iluminação foi fundamental na composição da mensagem de tensão passada pelo filme, além da sensação de paisagem desbotada. Já O ASSASSINATO DE JASSIE JAMES, apesar da fotografia ser o ponto mais forte do filme e de compor paisagens primorosas, deve mais tirar votos dos demais concorrentes do que liderar a bolsa de apostas.
Mas no encalço de Deakins está a lente de Robert Elswit, em SANGUE NEGRO. É por aí que se envereda o favoritismo na disputa. SANGUE NEGRO Vs. a dupla indicação de Roger Deakins. Leva um pouco de vantagem a fotografia de Elswit, com sua variada técnica de mixagem de cores que resultam em belas imagens. Outro ponto a favor de SANGUE NEGRO foi ter sido escolhido pela American Society Cinematography – um importante parâmetro a ser considerado na corrida pelo Oscar – como a Melhor Fotografia do ano.
Há de se considerar ainda a fotografia quase sem cortes de Seamus McGarvey em DESEJO E REPARAÇÃO. Isso porque, historicamente, diretores de grandes épicos – como é o caso deste drama – arrebatam o prêmio e, por isso, deve ser considerado candidato forte até o último instante. Na rabeira da lista vem Janusz Kaminski, da produção francesa O ESCAFANDRO E A BORBOLETA. Candidato de respeito, mas fraco diante dos favoritos Roger Deakins e Robert Elswit.
Postado por Marfil às 07:07
Marcadores: CINEMATOGRAPHY, CONTENDERS 2008, FOTOGRAFIA, OSCAR 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Por enquanto aposto em "Sangue Negro", especialmente pelo aspecto da indicação dupla do Deakins. De qualquer forma torço para a vitória de "O Assassinato de Jesse James", ainda que tenha ficado surpreendido com o trabalho de "Atonement".
Postar um comentário