21.2.08
Mundo Oscar 2008 | Edição
A Melhor Edição do Ano (Ou montagem, termo que os profissionais particularmente não gostam...) sempre acompanha as disputas mais glamourosas, e geralmente acolhe quem está nas brigas mais agressivas - como Melhor Filme. Mas ainda que ofuscada, a preterida Melhor Edição tem a missão crucial de dar velocidade aos filmes. Impõe dinamismo, ritmo, frenesi. Ressalta detalhes. Aflora vida.... Enfim, a Edição é a essência do filme.
Fiel a esta missão, não é surpresa que SANGUE NEGRO figura entre as indicações deste ano. O drama orquestra com precisão recursos clássicos cinematográficos com uma linguagem moderna. Ou seja, trata-se de um filme de autor (em uma proposta alternativa), mas que não trai a expectativa do telespectador. Com tantas virtudes, o longa-metragem de Paul Thomas Anderson é um puro sangue.
O ÚLTIMATO BOURNE não faz por menos. Com cenas eletrizantes e uma narrativa frenética, fica evidente o talento de uma obra bem montada. O drama é a terceira parte de uma adaptação que traz um desmemoriado em busca de identidade, de um passado, para, assim, ter um futuro. Provavelmente, algo de que Javier Bardem, o assassino em ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, esteja à procura.
Por outro lado, o esnobado NA NATUREZA SELVAGEM estampa sua indicação como um tiro no escuro. Reconhecê-lo aqui seria um prêmio de consolação. O filme de Sean Penn conta a saga de um jovem em busca de auto-descoberta, costurando belas imagens com uma trama desconcertante. Algo parecido com o francês O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, também na categoria, que conta como é possível redescobrir a vida após um acidente.
O ÚLTIMATO BOURNE, em tese é o favoríto. Mas pela natureza da categoria SANGUE NEGRO e ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ tem boas chances. Então fique de olho, pois dessa categoria sai o Melhor Filme do ano!
Postado por Marfil às 07:45
Marcadores: CONTENDERS 2008, EDIÇÃO, EDITING, OSCAR 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muitas dúvidas nessa categoria. Já vi 4 dos filmes indicados e meu preferido (não só o longa, como o trabalho de montagem também) é "Sangue Negro", que não deve ter maiores chances. Acho que fica entre "O Ultimato Bourne" e "Onde os Fracos Não Têm Vez" - aposto no primeiro, mas torço mais para o segundo.
Postar um comentário