9.1.08

A Repercussão dos Blogs de Ouro



A premiação da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos abre oficialmente a temporada de Prêmios no Brasil. A 1ª Edição do Blog de Ouro reuniu a opinião de 39 cinéfilos que divulgaram sua lista de indicados nessa madrugada, em seu site oficial.

A lista em sí, reflete a péssima distribuição de filmes no Brasil. Entre os indicados, destaque somente para um filme nacional (TROPA DE ELITE, com 6 indicações, incluindo filme e diretor) e um francês (PIAF, que indicou Marion Cotillard como Atriz). Outros filmes nacionais bem cotados como SANTIAGO, SANEAMENTO BÁSICO, JOGO DE CENA e CÃO SEM DONO ficaram de fora, assim como outros destaques europeus e asiáticos como O HOSPEDEIRO, EM BUSCA DA VIDA, VENTOS DA LIBERDADE, MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS e o excelente EM PARIS.

Enfim, é uma relação onde prevaleceu os grandes destaques do cinema que viabilizaram algum lucro para as salas de exibição. Sem muito destaque para filmes de arte ou Indies. Nesse mote, até surpreende o destaque para o cult ZODÍACO, com 8 indicações, incluindo Melhor Filme e Diretor.

E o filme de David Fincher é o grande favorito na disputa, com boas chances também, em Fotografia e Roteiro Adaptado. CARTAS DE IWO JIMA deve monopolizar os votos da ala mais conservadora da SBBC. Entre as atrizes a briga é boa entre Mirren, Dench e Cotillard numa das categorias mais fortes do Prêmio. Withaker deve levar o Blog de Ator.

Outros destaques são a indicação dupla de Alexandre Desplat em Trilha Musical (Merecido), a indicação dupla de Tom Stern em Fotografia (que deve perder por divisão nos votos), a dupla indicação dos interprétes de ZODÍACO como coadjuvantes (!) e a completa ausência de O ASSASSINATO DE JESSIE JAMES na lista.

Os vencedores do Blog de Ouro serão anunciados no dia 18 de Janeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal você comentar a premmiação aqui ;-) Adorei as indicações, mas realmente acho que reflete a péssima distribuição de filmes aqui no Brasil, tanto que ainda não vi "Santiago", "Jogo de Cena" e "Em Paris". Ao menos em minha lista consegui incluir alguns longas como "O Hospedeiro" e "A Vida dos Outros", mas infelizmente não apareceram. De qualquer forma a indicação dupla para os brasileiros na categoria de melhor ator já valeu a pena.

Gustavo H.R. disse...

A lista de finalistas reflete gostos ecléticos, por um lado agraciando narrativas mais tradicionais como o magnífico CARTAS (cuja abordagem ao seu tema, de qualquer modo, ultrapassa a barreira da formalidade) e outras mais intrincadas (como o picante PECADOS ÍNTIMOS).
Meus votos foram: CARTAS, PECADOS, TROPA, MARIA ANTONIETA e A CONQUISTA DA HONRA.

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru