Uma das maiores surpresas e injustiças do ano é a exclusão de HAIRSPRAY em maquiagem. Além do hercúleo trabalho de caracterização e “engorda” de John Travolta, há todo um trabalho de perucas e penteados. Algo realmente inovador que passou despercebido pelo branch.
Mas outro grande musical do ano permanece na disputa. O jorro de sangue, a maquiagem de época e os penteados de Ve Neill para SWEENEY TODD, fazem do filme a melhor composição do ano em Maquiagem.
Ve Neill já foi indicado 7 vezes ao Oscar e já arrematou 3 estatuetas (OS FANTASMAS SE DIVERTEM, UMA BABÁ QUASE PERFEITA e ED WOOD) e nesse ano também trabalha em PIRATAS DO CARIBE NO FIM DO MUNDO, cujo primeiro episódio já lhe rendeu uma indicação.
Sendo indicado no primeiro filme, esquecido pelo segundo (onde havia divergência entre maquiagem e CGI) a indicação pelo terceiro filme não é garantida. Pesa também o mesmo preconceito de SENHOR DOS ANÉIS: A maquiagem já foi considerada e reconhecida na ocasião do primeiro filme e, portanto, não precisa ser reconhecida novamente. E mais: indicação dupla esse ano? Possível, mas improvável.
A equipe de PIAF não só transformou Marion Cotillard na lenda Edith Piaf, mas também agiu com eficiência no envelhecimento e doença da personagem. É um tipo de trabalho que salta aos olhos do expectador. Cotillard encabeça uma indicação de atriz. Aqueles que contribuíram para transformá-la num pequeno pardalzinho, merecem acompanhá-la.
Outro francês no páreo: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, filme cogitado para uma indicação em filme. Nada mau para uma fita francesa com orçamento de punhados de dólares que se tornou hit de bilheteria e critica. Será indicado? O trabalho aqui depende do protagonista e sinceramente Mathieu Almaric não é o show que se vê com Cotillard em PIAF.
HARRY POTTER E A ORDEM DO FÊNIX pode se tornar o primeiro filme da franquia a ser indicado nessa categoria. Para ser totalmente franco, Se ainda não foi, não será desta vez.
A exemplo dos Efeitos Visuais, 300 surge como alternativa a PIRATAS DO CARIBE. O trabalho aqui é a harmonia com a cenografia – toda digital. Não há duvidas que seja um forte concorrente, mas fica a duvida: Eles realmente gostaram do filme?
Por ultimo: NORBIT – O filme que custou o Oscar de Eddie Murphy em fevereiro passado. Sua inclusão na lista é bizarra, por tudo que representa, mas tecnicamente há uma qualidade no trabalho que já foi reconhecido e premiado com PROFESSOR ALOPRADO.
Melhor Maquiagem*
PIAF | 100%
SWEENEY TODD | 100%
300 | 75%
PIRATAS DO CARIBE NO FIM DO MUNDO | 75%
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA | 70%
NORBIT | 55%
HARRY POTTER E A ORDEM DO FÊNIX | 44%
PIAF | 100%
SWEENEY TODD | 100%
300 | 75%
PIRATAS DO CARIBE NO FIM DO MUNDO | 75%
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA | 70%
NORBIT | 55%
HARRY POTTER E A ORDEM DO FÊNIX | 44%
* CONTENDER | PROBABILIDADE DE INDICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário