30.11.07

SWEENEY TODD é o melhor filme do ano!


Você reconhece um fenômeno, quando nos créditos do filme ninguém se levanta...Foi justamente isso que aconteceu no fim de SWEENEY TODD, ontem no fim da primeira sessão de crítica em Manhattan. Finalmente, em quase 3/4 dos créditos, eu me dirigi à saída, mas meus vizinhos ainda estavam vidrados na tela. Então, não tive escolha se não esperar...

Todos estavam absolutamente encantados com esse filme, ou melhor, completamente em choque. Um filme que começa com um pequeno rio de sangue fluindo durante a cena de abertura e termina com um banho de sangue tão intenso que o repórter do NYTimes, David Carr, chegou a mencionar que deveria ter vindo com uma capa de chuva para se proteger melhor do filme.

Um surpreendente embargo dos produtores proíbe os jornalistas de fazerem grandes revelações, mas podemos discutir o filme em termos gerais. Então me deixe posicioná-los sobre o mais importante filme de 2007, certamente o melhor que vi no ano, embora, é claro, eu seja suspeito, já que sou fã de grandes shows da Broadway.

Todo mundo teve a impressão de que o filme e Johnny Depp estão brilhantes. E todos o consideraram sangrento e apavorante. E muitos disseram que perde o Oscar justamente por isso. Sim, há um consenso de que SWEENEY TODD é nome certo em Melhor Filme, Diretor e Ator - Talvez atriz também. E que TALVEZ Johnny possa vencer, mas não o filme. Não porque não mereça, mas por causa do sangue...

Mas isso é verdade? Ora, os oscarologistas não disseram que OS INFILTRADOS era violento demais para ganhar no último ano? Que O SILÊNCIO DOS INOCENTES jamais quebraria o preconceito contra os filmes de terror? Hello! Nós não agüentamos um pouquinho de sangue para abrir caminho para o melhor filme do ano ganhar como melhor filme?

Então eu perguntei a alguns jornalistas: Você não acha que SWEENY TODD está recebendo um baita megabuzz quando na realidade ele está fora do páreo? Sim, eles concordaram. Mas não é um daqueles filmes obrigatórios? Resposta unânime: Sim!

Se isso for verdade - e claramente é - então esses fatores são suficientes para ajudá-lo a flutuar nesse mar de sangue. E, francamente, o tratamento dado ao sangue é tão caricato que dificilmente parece real.

Mas o filme é! De fato, ele leva o público numa imersão emocional e psicológica tão profunda, que chega a assombrar. Tim Burton criou uma obra-prima para gerações. Se a Academia ousar esnobar o prêmio de Melhor Filme a SWEENEY TOOD, ela certamente estará cometendo um dos maiores erros da história.

Se o filme se tornar um hit de bilheteria - algo inevitável - todo sangue será perdoado, mas se for um sucesso moderado, então infelizmente suas esperanças de Oscar irão afundar em seu mar de sangue.

Sinceramente, eu acho que será indicado a melhor filme do ano e têm uma forte simpatia de uma porcentagem de membros da Academia que os irmãos Weinstein chamam de "the steak eaters". São aqueles que realmente decidem quem vence o Oscar - os fotógrafos, os diretores de arte, os cenógrafos, os editores de som, o pessoal dos efeitos - não os atores. O pessoal técnico infindável que trabalha nos bastidores e que podem fazer a festa de Tim Burton não só porque ele tem visão, mas porque Johnny Depp é muito legal.

Agora vamos aos concorrentes que podem vencê-lo na corrida de melhor filme: DESEJO E REPARAÇÃO? talvez. Muitos o amaram, mas, se pensarmos por um segundo, parece um PACIENTE INGLÊS com um final diferente. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ? Ora! E falam de violência! O CAÇADOR DE PIPAS? Grande! Mas se não tiver celebridades de Hollywood, então esqueça. JUNO? Ele até pode ser indicado, mas é filme de menina. O ESCAFANDRO E A BORBOLETA? Muito estrangeiro. JOGOS DO PODER? Esqueça. Agora que já o vimos, parece muito "cabeça" para ficar entre os TOP5. THERE WILL BE BLOOD? O publico gostou. Em especial a performance de Daniel Day-Lewis, mas ninguém ficou apaixonado pelo filme. O GANGSTER? Pode ser indicado, mas não parece um vencedor. NA NATUREZA SELVAGEM? A excitação pelo filme vem caindo um pouco.

Então quem poderia bater SWEENEY?

Existe um filme esse ano que poderia ser levado mais a sério na disputa: CONDUTA DE RISCO, um suspense único, mas aparentemente já descartado da disputa. Basicamente, eu vejo todos os obstáculos de SWEENEY, mas eu não vejo que possa derrotá-lo. Sendo um fã, estarei cego?

Por Tom O´Neil (Los Angeles Times)

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu por colocar esse artigo aqui, ainda não tinha visto. Olha que nem confio muito na opinião do Tom O'Neil, mas aparentemente "Sweeney Todd" agradou a todos os críticos que já viram. Se as indicações do Oscar saíssem amanhã, apostaria nos seguintes filmes - por ordem de probabilidade:

1. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
2. DESEJO E REPARAÇÃO
3. SWEENEY TODD
4. NA NATUREZA SELVAGEM
5. CONDUTA DE RISCO

Abraço!

Marfil disse...

Pois é, Vini...faz uma semana que atualizei minhas apostas e elas já estão defasadas!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru