30.11.07

A Repercussão dos European Awards


Com o anúncio dos indicados pela Academia de Cinema Européia, definitivamente 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS é o filme a ser batido no Oscar de filme estrangeiro. O filme, grande representante da escola romena em franca ascensão, recebeu 4 indicações, as mais importantes: Filme, Diretor, Atriz (Anamaria Marinca) e Roteiro. Com ampla carreira internacional, exibido em dezena de festivais, esse drama sobre o aborto está se "vendendo" sozinho rumo ao Oscar. Algo que deve se tornar avassalador nas próximas semanas, durante o anúncio dos prêmios da crítica.

Por outro lado, de mansinho, outros dois concorrentes vão se estabilizando na corrida: O primeiro é o alemão DO OUTRO LADO, do renomado Fatih Akin, indicado em Filme e Diretor. O segundo é o simpático PERSEPOLIS, animação francesa de Marianne Satrapi. Ambos dividem as migalhas do filme romêno e podem surpreender.

Pena que as regras exdrúxulas da Academia e o jogo desleal eliminaram o bonito A BANDA, indicado a melhor roteiro, ator e filme de estréia. O filme israelense nutre, no entanto, chances de Globo de Ouro e pode polarizar com a Romênia vários prêmios de crítica.

Vale destacar também, as indicações de Piaf em atriz e maquiagem. Algo que deve se repetir no Oscar. Aliás a categoria de atriz no European Awards apresenta um duelo interessante: Helen "A Rainha" Miller vs. Marion "Piaf" Cotillard. Briga boa...Entre os atores, vale a ironia da indicação de James McAvoy como ator principal por O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (O ator foi renegado à disputa de coadjuvante no Oscar desse ano).

Destaque também para VOCÊ OS VIVOS, comédia sueca de situações e o suspense italiano A DESCONHECIDA que conquistaram indicações para melhor diretor. Confesso que gostei de ambos os filmes, mas têm gente que odiou, portanto são filmes do tipo "Ame-o ou deixe-o".

Por fim, a lista de curtas é uma ótima referência para os prognósticos do Oscar. Os European Film Awards serão entregues amanhã, 01 de Dezembro.

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru