28.7.07

Mundo OSCAR 2009

Em 2002, "SDR: As Duas Torres" vs. "Gangues de Nova Iorque". Em 2003, "SDR: O Retorno do Rei" vs. "Sobre Meninos e Lobos". Em 2004, "Menina de Ouro" vs "O Aviador". Em 2006, "Os Infiltrados" vs. "Cartas de Iwo Jima". Agora, três dos melhores diretores da atualidade - Peter Jackson, Martin Scorsese e Clint Eastwood - prometem um verdadeiro tima-teima para a 81ª Edição do Academy Awards, O OSCAR 2009. Ainda é cedo citar o favorito, mas todavia já podemos especular...

1

"The Lovely Bones"

Peter Jackson
DreamWorks Pictures

Quem se lembra de Jackson apenas como diretor de épicos fantasiosos pode desconfiar de sua habilidade para tocar uma história tão íntima, intensa e delicada quanto a de "The Lovely Bones", onde uma adolescente assassinada vela por sua família e amigos, numa outra dimensão, tentando consolá-los e levar à elucidação do crime de que foi vítima). Mas para os céticos, vale lembrar de "Almas Gêmeas" (1994), primeiro filme da carreira de uma muito jovem Kate Winslet e um perfeito estudo sôbre a complexidade da alma adolescente e feminina. Treze anos depois, Jackson vai retornar ao mesmo território. No elenco: Stanley Tucci, Rachel Weisz, Ryan Gosling e Susan Sarandon. Muito interessante.

2

"Revolutionary Road"

Sam Mendes
DreamWorks Picutres

A dupla que esgotou várias caixas de lenços de papel em "Titanic" estará de volta nas telas em 2008, quando estrear "Revolutionary Road", a adaptação cinematográfica do aclamado livro de Richard Yates, que Sam Mendes (marido de Winslet) já está filmando. É uma combinação interessantíssima: Mendes retorna ao material que o tornou célebre com "Beleza Americana" – a afluente asfixia dos suburbios classe média americanos, dirige a própria esposa (que por sua vez acaba de passear pela mesma paisagem em "Pecados Íntimos") e ainda por cima reforma o casal de ouro de Titanic.

Publicado (e premiadíssimo) em 1961, "Revolutionary Road" segue as vidas de um jovem casal (Kate Winslet e Leonardo DiCaprio) com dois filhos que chega a um abastado subúrbio da Nova Inglaterra se achando superiores aos seus vizinhos, mais modernos, ambiciosos e bem informados. Ela sonha ser atriz, e os dois planejam algum dia viver a boemia parisiense – ilusões que apenas agravam o tédio de sua existência na América dos anos 50. Promete...

3

"Austrália"

Baz Luhrmann
Fox Searchlight Pictures

"Austrália" vem sendo comparado ao clássico "...E o Vento Levou" por seus cenários grandiosos e o teor dramático em meio a acontecimentos dos anos 30 e 40. A trama do filme começa no norte da Austrália, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Ela mostra uma aristocrata inglesa (Nicole Kidman) que recebe de herança uma fazenda gigantesca. Mas quando um barão inglês do gado conspira para tomar as terras dela, a mulher precisa aliar-se, a contragosto, com um vaqueiro (Hugh Jackman) para levar 2 mil cabeças de gado através de um dos terrenos mais áridos do país, apenas para deparar-se com o bombardeio japonês da cidade de Darwin, pelas mesmas forças que atacaram Pearl Harbor meses antes.

4

"Blindness"

Fernando Meirelles
Focus Features

"Ensaio sobre a Cegueira", um dos melhores romances do português José Saramago, que será transformado em filme pelo brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus", "O Jardineiro Fiel") têm nomes de peso no elenco: Sandra Oh ("Sideways"), Mark Ruffalo ("Zodíaco"), Julianne Moore ("As Horas"), Danny Glover ("Máquina Mortífera"), Gael García Bernal ("Diários de Motocicleta") e Alice Braga ("Cidade Baixa"). A personagem de Moore, esposa do médico vivido por Ruffalo, é a única pessoa que ainda consegue ver quando um surto de cegueira assola toda a sociedade. O livro narra essa inexplicável epidemia e se passa dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Glover será o narrador da história. O roteiro adaptado é de Don McKellar. A empreitada da Focus Features, co-produção Brasil/Canadá, será rodada em Toronto, Montevidéu e São Paulo (nesta ordem).

5

"Valkyrie"

Bryan Singer
United Arts

Sob sigilo absoluto, vêm sendo rodado "Valkyrie", thriller de Segunda Guerra, dirigido por Bryan Singer ("X-Men 1 e 2", "Superman - O Retorno"). O filme deve contar a estória do Coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), oficial do exército nazista que integrou um esquema para assassinar Adolf Hitler durante a Segunda Guerra. É a grande esperança de Tom Cruise de alavancar a carreira e a United Arts, estúdio que assumiu controle esse ano.

6

"The Changeling"

Clint Eastwood
Universal Pictures

Esta é uma dupla de ouro: Clint Eastwood dirigindo Angelina Jolie em "The Changeling", um drama de suspense que ele começa a rodar no final do ano. Angelina fará o papel de uma mãe que tem o filho pequeno raptado. Quando a busca aos captores é bem sucedida e o menino lhe é devolvido, ela começa a suspeitar de que algo está errado e que a criança não é mais a mesma.

Um tema fascinante e aterrorizante para todo mundo que tem filhos, e que já inspirou um grande filme: "Olivier, Olivier", de Agnieska Holland. O roteiro de "The Changeling", escrito por J. Michael Straczynski (que vem da TV, especialmente da série "Babylon 5") inspira-se em fatos reais ocorridos em Los Angeles na década de 20.

7

"Body of Lies"

Ridley Scott
Warner Bros.

Ridley Scott, aparentemente, não consegue mais viver sem Russell Crowe. Ele acabou de adicionar o astro de "Gladiador", "Um Bom Ano" e "American Gangster" à "Body of Lies", o novo filme que ele começa a rodar em outubro. Crowe fará o papel do chefão da CIA que põe o agente Leonardo DiCaprio no encalço de um integrante da Al Qaeda que supostamente tem aliados dentro dos Estados Unidos. É...Vocês tem que admitir, um pacote e tanto - Scott dirigindo, Di Caprio e Crowe estrelando, e um roteiro do sempre impecável William Monahan sobre o tema que mais desperta atenção e debate, hoje.

8

"Frankie Machine"

Martin Scorsese
Paramount Pictures

Mais um projeto para ficar de olho em 2008: Qual o sonho dourado de Robert de Niro? Completar dez filmes exatos sob a direção de seu melhor amigo, Martin Scorsese. E ele acaba de chegar mais perto de seu objetivo – depois de alguns meses de negociações, Martin Scorsese aceitou dirigir "The Winter of Frankie Machine". A adaptação do livro de Don Winslow sobre um assassino de aluguel aposentado que volta a se envolver com a máfia no inverno de sua vida, dos mesmos roteiristas de "13 Homens e Outro Segredo", Brian Koppelman e David Levien, e já tinha De Niro acertado para papel título.

9

"Nine"

Rob Marshall
Weinstein CO.

Não pensem que a decepção em torno da reta final de "Dreamgirls" tirou o renovado entusiasmo da indústria pelo musical; ou que as cipoadas de "Grindhouse" desanimaram os irmãos Weinstein… A Weinstein Co. fechou recentemente com Rob Marshall ("Chicago", "Memórias de uma Gueixa") para dirigir uma adaptação cinematográfica de "Nine", o musical da Broadway que, em suas várias produções, entre 1982 e 2003, ganhou sete prêmios Tony.

É uma dessas trajetórias curiosas e cada vez mais comuns do cinema para o teatro e de volta para o cinema. "Nine" é uma livre interpretação de "Oito e Meio", de Fellini, um musical fluxo-de-consciência sobre um cineasta em crise, debatendo-se entre memórias da infância e pressões do presente. Raul Julia e Antonio Banderas viveram o personagem nos palcos (e foram indicados a Tonys por ele), mas Marshall garante que ainda não tomou decisões quanto ao elenco, a não ser que “o roteiro será escrito sob medida para enfatizar o talento dos atores escolhidos.

E mais...

  • Johnny Depp uniu esforços com Graham King, homem que pilotou a re-engenharia financeira dos projetos de Martin Scorsese, até subir ao palco para receber o Oscar por "Os Infiltrados" para filmarem "Shantaram". Adaptação do best seller autobiográfico de Gregory David Roberts – a incrível história de um bandido australiano que foge da prisão para se tornar uma estrela do mundo do crime de Mumbai, na Índia. Mira Nair está trabalhando com Roberts no roteiro e Depp, é claro, fará o papel de Roberts – ou “Lindsay” segundo seu passaporte forjado, ou “Shantaram”, nome que recebeu na Índia. Não sei o que os fãs pensam, mas acho absolutamente perfeito para Depp, que brilha vivendo esses personagens dúbios, de muitas personalidades (alguém se lembra de Donnie Brasco?).

  • Por onde anda Charlie Kauffman? O oscarizado roteirista de "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" e "Adaptação" está trancado num estúdio em Nova York dirigindo seu primeiro filme: "Synecdoche, New York". Obviamente não é coisa simples: Phillip S. Hoffman faz um diretor de teatro que resolve montar um épico autobiográfico e, para isso, constrói uma réplica de Manhattan. Catherine Keener, Michelle Williams, Tilda Swinton, Jennifer Jason Leigh e Hope Davis são as mulheres em sua vida. Ecos de "Oito e Meio"? Tem mais: a história começa em 2007 e acelera-se em ritmo surreal cobrindo 40 anos.

  • Pelos poderes de Grayskull! He-Man vai mesmo para as telas, e rápido! A Warner fechou com o mega-produtor Joel Silver ("Matrix" e companhia) a adaptação para a tela-grande, com atores, da saga que vendeu mais espadas de plástico nos anos 80. O novato Justin Marks está escrevendo o roteiro. A idéia é utilizar a mesma tecnologia de "300" para criar o idêntico visual. A Mattel, detentora dos direitos dos personagens e participante do projeto, pretende relançar toda a linha de brinquedos, de olho numa nova geração de meninos impressionáveis e seus pais/tios/primos que devem ter saudade do poderoso guerreiro, sua irmã She-Ra (que em breve vai ganhar seus próprios filmes, podem estar certos...), seu arqui-inimigo Skeleto e o restante da galera...

  • O presidente dos Estados Unidos prepara-se para fazer um discurso na abertura de um congresso mundial de combate ao terrorismo, na Espanha, quando leva um tiro partindo de algum ponto da praça. Este não é o fim, mas o começo de Vantage Point, um filme que vem subindo no radar como uma possível grande surpresa de 2008. Escrito por um estreante (Barry Levy) e dirigido por outro (o irlandês Pete Travis, que vem da TV) "Vantage Point" tem um elenco interessante – William Hurt como o presidente, Dennis Quaid e Mathew Fox (de "Lost") como agentes do serviço secreto, Forest Whithaker como um turista que grava tudo com sua câmera digital, Sigourney Weaver como uma produtora de TV que está cobrindo o evento – e uma estrutura narrativa que, bem realizada, é fascinante: a história não é contada linearmente, mas a partir do ponto de vista de (e das imagens colhidas por) oito pessoas diferentes, inclusive essas cinco. O tema, a paranóia vigente, o interesse reavivado pelo assassinato de Kennedy, tudo isso compõe um pano de fundo ideal para um sucesso.

  • Consta que o mundo vai acabar daqui a cinco anos. Deve ser por isso que Hollywood está correndo para produzir um filme sobre o assunto: "2012", será um épico de ficção científica e espiritual. Um dos maiores filmes catastrófes de Hollywood, segundo a Warner Bros.

    Por Ana Maria Bahiana, Érico Borgo e Agências Internacionais

  • Um comentário:

    Gustavo H.R. disse...

    No mínimo instigante a possibilidade de vermos Mendes e Marshall novamente na disputa (e Singer pela primeira vez), mas... Jackson e Eastwood de novo não, por favor! :(

    by TemplatesForYou
    SoSuechtig,Burajiru