18.3.07

Vários filmes disputam lugares-chave no Festival de Cannes

Depois da recepção negativa dada ao filme que abriu o evento no ano passado, "O Código Da Vinci", os organizadores estão sendo pressionados para encontrar para a abertura da 60a edição um filme que agrade mais ao público.

Uma opção é o ambicioso documentário "Earth" (Terra), co-produzido pela Greenlight Media e a BBC, que lança um olhar belíssimo sobre a vida natural no planeta.

Um candidato mais convencional para a abertura seria "Treze Homens e um Novo Segredo", de Steven Soderbergh, ganhador passado da Palma de Ouro. Essa possibilidade garantiria um tapete vermelho, já que o elenco estelar é encabeçado por George Clooney, Matt Damon, Brad Pitt e Al Pacino.

"The Valley of Elah" (O vale de Elah), sobre o Iraque, escrito e dirigido por Paul Haggis e estrelado por Tommy Lee Jones, Charlize Theron e James Franco, é outra possibilidade que não está descartada.

Ainda é cedo para os filmes terem espaços definidos no festival, mas o diretor artístico de Cannes, Thierry Fremaux, terá boas possibilidades de escolha em matéria de títulos americanos e franceses. Entre os americanos está "Grind House," de Quentin Tarantino, cineasta amado por Cannes, co-dirigido por Robert Rodriguez.

"Piratas do Caribe 3 -- No Fim do Mundo" é uma possibilidade para ser exibido fora da competição principal. A aventura de fantasia "Stardust -- O Mistério da Estrela Cadente", estrelada por Claire Danes, Robert De Niro e Michelle Pfeiffer, também pode aparecer em Cannes.

"Homem Aranha 3" é visto como improvável, porque estréia nos EUA em 4 de maio, antes do festival. Apesar das primeiras especulações de que "Shrek 3", da DreamWorks, pudesse viajar para a Riviera francesa, seguindo o caminho trilhado por seus antecessores, as chances de isso acontecer parecem estar diminuindo.

A aventura dirigida pelos irmãos Coen "No Country for Old Men", com Tommy Lee Jones, já deve estar pronta em maio, assim como "Paranoid Park", do vencedor anterior da Palma de Ouro, Gus van Sant.

Alguns títulos americanos independentes que estão sob consideração são a história de Sean Penn sobre o Alasca "Into the Wild," baseada num best-seller de Jon Krakauer e estrelada por Emile Hirsch; o drama/comédia de Harmony Korine "Mister Lonely," em que Diego Luna representa Michael Jackson e Samantha Morton faz o papel de Marilyn Monroe; e "Dedication," dirigido por Justin Theroux e estrelado por Billy Crudup.

"Cassandra's Dreams", de Woody Allen, com Ewan McGregor, Colin Farrell e Michelle Williams, e "Youth Without Youth", de Francis Ford Coppola, também são possibilidades.

Em termos de documentários, as possibilidades incluem a produção de Leonardo DiCaprio "11th Hour", uma espécie de guia para a sobrevivência do meio ambiente global, e "Sicko", de Michael Moore, que expõe os podres do sistema de saúde norte-americano.

Um comentário:

Vinícius P. disse...

Ótima matéria. Depois da decepção com "O Código Da Vinci", acho que os organizadores do festival vão pensar duas vezes antes de colocar um blockbuster na abertura - se bem que "Treze Homens e um Novo Segredo" seria uma boa escolha.

Na competição, acho que boas escolhas são os filmes de Gus Van Sant (esse já certo, visto que já ganhou a Palma de Ouro) e do Woody Allen ("Cassandra's Dream" é um dos filmes mais esperados desse ano, visto que pode ser tão bom quanto "Match Point"). Até mais!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru